Tapete de cozinha: Como escolher o seu tapete para cozinha?
Estratégico. Esta é, provavelmente, a palavra que define o tapete de cozinha – peça muitas vezes subestimada por todos nós na hora de decorar a casa.
Estratégico. Esta é, provavelmente, a palavra que define o tapete de cozinha – peça muitas vezes subestimada por todos nós na hora de decorar a casa.
Qual a forma correta para escolher o tapete de cozinha?
A passadeira é, de longe, a opção mais comum para este cômodo. Este tipo de tapete retangular funciona como elemento protetor do piso, evitando sujeira e acidentes. Contudo, ela não precisa ser apenas funcional: pode sim, deixar sua cozinha com um ar bem aconchegante!
Os tapetes podem ajudar a manter o seu piso como novo
Os tapetes de cozinha são uma ótima maneira de manter o piso da cozinha com aparência de novo. Quando você cozinha, gordura e respingos podem cair no chão. O melhor tapete de cozinha para cozinhar é aquele que absorve esses respingos e evita que escorram para o chão.
Confira como escolher o tapete para cozinha ideal para você:
Material
Escolher o material do tapete de cozinha é o primeiro passo na escolha da peça ideal. O tapete emborrachado é, de longe, a opção mais popular: antiderrapante, evita acidentes como tropeções e escorregões. Além disso, ele absorve umidade e respingos de água e gordura, recorrentes tanto no preparo dos alimentos quanto na hora de lavar a louça.
Porém, o tapete emborrachado não é obrigatório. Se preferir, você pode investir em tapetes de tecido: há modelos confeccionados com fibras artificiais que imitam perfeitamente as naturais, dando um ar levemente rústico à sua cozinha.
Tamanho
O principal objetivo da passadeira para cozinha é proteger o chão. Desta forma, o comprimento deve ser equivalente ao da bancada, onde há a manipulação de alimentos. Porém, caso você não encontre uma única peça que cubra toda a área necessária, pode investir em um conjunto passadeira. Assim, você terá uma peça para cada “local crítico” do cômodo – bancada, pia e fogão.
Cor
Um dos objetivos do tapete para cozinha é absorver os respingos, mantendo o piso liso. Por mais que as cores claras dêem sensação de leveza e amplitude ao ambiente, qualquer respingo será bastante visível, fazendo com que o cômodo fique com aspecto sujo. Desta forma, o ideal é investir em tapetes de tons escuros, que não deixam a sujeira aparente.
Para um ar mais moderno, invista em um tapete de cozinha estampado. Os modelos de tapete patchwork estão em alta: dependendo da peça, ela pode dar um ar campestre ou contemporâneo à sua cozinha.
Devo comprar um tapete de borracha ou plástico para minha casa?
Muitos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um tapete para sua casa. Alguns desses fatores incluem o tamanho, a cor e o material do tapete. No entanto, também é importante considerar se o tapete será ou não usado em uma área molhada ou se foi projetado para ser à prova d’água.
Um tapete de borracha é normalmente feito de pneus de borracha reciclada e tem uma superfície antiderrapante que o torna ótimo para áreas de tráfego intenso, como cozinhas e banheiros.
Um tapete de plástico normalmente tem uma aparência mais tradicional, mas também pode ser usado em áreas de tráfego intenso. De qualquer forma, você deve usar uma almofada antiderrapante embaixo do tapete para mantê-lo firme no lugar em pisos de madeira.
Durabilidade: a importância de materiais de qualidade para seus tapetes de cozinha
A durabilidade é um fator importante a considerar quando você está comprando um tapete de cozinha. Os melhores tapetes de cozinha são feitos de materiais de alta qualidade que não se desgastam facilmente.
Um tapete de cozinha de boa qualidade durará anos sem se desgastar ou mostrar sinais de desgaste. A borracha é um bom material para tapetes de cozinha porque é durável e fácil de limpar, o que a torna uma escolha popular para muitas pessoas.